top of page

Pacto pela Alfabetização é lançado no Distrito Federal

Cerca de 4.200 crianças da regional de Santa Maria, no Distrito Federal, serão beneficiadas pelo programa que visa promover a alfabetização até o final do 1º ano



Na última sexta-feira (18), o Pacto pela Alfabetização foi lançado em Santa Maria, no Distrito Federal. O programa de aprendizagem será implantado em 11 das 14 escolas da regional, atingindo cerca de 4.200 crianças de Pré, 1º ano e 2º ano.


O Pacto, que conta com apoio técnico e financeiro do Instituto Raiar, tem como principal objetivo promover a alfabetização das crianças até o final do 1º ano.


Os estudantes de 2º ano passam por um programa de recuperação, a fim de corrigir as lacunas de aprendizagem do ano anterior, que foram agravadas pela pandemia e o distanciamento da escola.


“É muito bom podermos, sobretudo nesse tempo de pandemia, sonhar com um novo cenário para a alfabetização das crianças de Santa Maria. Pensar que as crianças chegarão no 2º ano alfabetizadas é algo que, para nós, transcende a alegria”, disse Claudiney Formiga Cabral, coordenador da Regional da regional de Ensino de Santa Maria/DF, durante o lançamento do Programa, na última sexta-feira (18).


Durante a cerimônia de lançamento, alguns pais, professores e alunos compareceram à escola para conhecer o Pacto e retirar os materiais educativos que serão utilizados nas atividades e nas aulas.


Crianças recebem os materiais educativos do Pacto durante evento de lançamento do Programa


“O Pacto pela Alfabetização significa uma oportunidade real de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos de Santa Maria”, diz Jaqueline Machado, diretora-executiva do Instituto Raiar. “Promover o aprendizado dessas crianças e melhorar os indicadores de alfabetização, sobretudo em um contexto de pandemia, é um desafio que o Raiar, enquanto organização da sociedade civil, e a gestão de Santa Maria vão executar com dedicação e empenho.”


O acordo de cooperação, que foi assinado entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e o Instituto Raiar, terá duração de três anos. Os resultados do Programa serão monitorados pela Secretaria de Educação do Estado com auxilio da Codeplan e poderão servir como referência de alfabetização a outras regionais do Distrito Federal.


O Pacto pela Alfabetização


O programa Pacto pela Alfabetização utiliza uma metodologia baseada em evidências, que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem, sempre que necessário.


O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos da coordenação à execução da aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.

bottom of page