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O Pacto pela Alfabetização – implantação colaborativa de política de alfabetização – é desenvolvido pelo Instituto Raiar e executado em parceria com as redes municipais de educação. O objetivo do programa é melhorar os indicadores de alfabetização, aumentando as chances de cada criança avançar em sua trajetória escolar.

O Pacto pela Alfabetização se dedica a garantir condições de aprendizagem para a alfabetização de cada criança no final do primeiro ano – uma condição que comprovadamente beneficia a trajetória escolar da criança e todo seu desenvolvimento durante a vida. Consolidado, o sucesso da alfabetização servirá de base para outros avanços na educação do município.

Alunos de pré-escola da EMEI Vó Corina, de Canoas/RS

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Abrangência

Atualmente, o Instituto Raiar atua em cinco municípios brasileiros e duas regiões administrativas do Distrito Federal. Em 2024, está beneficiando cerca de 42 mil crianças. Onde está o Pacto pela Alfabetização:

2018/2019

Viamão/RS

2020

Viamão/RS

Sapucaia/RS

2021

Sapucaia/RS

Canoas/RS

Cachoeirinha/RS

Santa Maria/DF

2022

Sapucaia/RS

Canoas/RS

Cachoeirinha/RS

Santa Maria/DF

Recanto das Emas/DF

Uberlândia/MG

Esteio/RS

2023

Sapucaia/RS

Canoas/RS

Santa Maria/DF

Recanto das Emas/DF

Uberlândia/MG

2024

Sapucaia/RS

Canoas/RS

Santa Maria/DF

Recanto das Emas/DF

Uberlândia/MG

Canápolis/MG

Ituiutaba/MG

Abaetetuba/PA

CANOAS/RS

8.310 crianças

SAPUCAIA DO SUL/RS

3.240 crianças

SANTA MARIA/DF

4.410 crianças

UBERLÂNDIA/MG

12.320 crianças

RECANTO DAS EMAS/DF

3.690 crianças

CANÁPOLIS/MG

392 crianças

ITUIUTABA/MG

2.599 crianças

ABAETETUBA/PA

7.645 crianças

Estrutura da parceria

O Raiar é gestor do Pacto pela Alfabetização, tornando-se parceiro das redes municipais para promover a aprendizagem das crianças a partir do seguinte escopo:

Instituto Raiar

Capta recursos para o financiamento da solução pedagógica. Com o Pacto pela Alfabetização, gerencia a implantação da solução pedagógica; apoia os processos de gestão e de acompanhamento de resultados; e coordena as ações de mobilização social para engajamento da comunidade escolar e das famílias.

Prefeitura

Adere ao Pacto pela Alfabetização e executa o plano de trabalho. Após o 3º ano, é responsável pela continuidade do programa.

Comunidades

Crianças alfabetizadas no 1º ano

Modelo de implantação

O Pacto pela Alfabetização é realizado por meio de acordo de cooperação, que coloca a aprendizagem como o centro da política de gestão da educação. Para alcance dos objetivos propostos, são implementadas três macroações em cada município.

1

Sistema de Ensino Estruturado

Implantação de Sistema de Ensino Estruturado que alia pedagogia e gestão. É composto de programa de ensino, materiais didáticos, propostas pedagógicas, plano de curso, métodos de avaliação e recuperação e materiais de apoio ao professor. Saiba mais.

2

Modelagem de Gestão

Consultoria do Instituto Raiar para apoio aos processos de sensibilização das redes municipais de Educação, gestão da mudança e estruturação do processo de gestão a partir de indicadores de aprendizagem. Cada etapa do programa segue um ciclo de planejamento, implantação e avaliação de resultados e execução de medidas corretivas para alcance de metas.

3

Mobilização Social

Consultoria do Instituto Raiar para planejamento e execução de comunicação com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na construção e garantia de uma educação básica de qualidade.

Detalhes da solução técnica

A solução técnica ofertada às redes parceiras é chamada de Sistema de Ensino Estruturado e suas principais características são:

Organização do ensino de forma sistemática e explícita, baseada não apenas em estratégias didáticas robustas, mas numa organização da apresentação dos conteúdos sob o comando do professor;

Metodologia, currículo e cronograma comum a todas as escolas, garantindo que todas as crianças tenham acesso ao conteúdo necessário e na ordem adequada. A partir da diretriz curricular comum estruturada, cada professor estabelece o seu plano de aula;

Material pedagógico para alunos e professores;

Formação de professores e equipe de gestão para metodologia de ensino;

Acompanhamento de prática de sala de aula e apoio individualizado ao professor;

Monitoramento permanente dos resultados de aprendizagem de forma a permitir a aplicação de medidas de correção ao longo do ano.

Professora Daiane dos Santos, de Canoas/RS.

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