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QUEM SOMOS

Quem somos

O Instituto Raiar é uma instituição sem fins lucrativos que atua para o desenvolvimento pleno das crianças brasileiras, apoiando, principalmente, a implantação de uma política pública de alfabetização nas comunidades.

Junto aos municípios, o Instituto Raiar apoia a qualificação dos processos de ensino a partir de indicadores e metodologias estruturadas e promove engajamento social para a união da comunidade escolar em prol da educação pública de qualidade.

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Aluno do 1° ano Anthony, da EMEF Theodoro Bogen, de Canoas/RS

NOSSA HISTÓRIA

Nossa história

Fundado em 2020, o Instituto Raiar é fruto da jornada de empreendedorismo social de Márcia Leal, uma de suas fundadoras, que iniciou em 2012, com o estabelecimento de parcerias com escolas públicas de Samambaia (DF), visando à construção de um protocolo de ação colaborativa que qualificasse o processo de alfabetização das crianças, em apoio ao seu pleno desenvolvimento.

Os resultados desse trabalho levaram a construção de uma tecnologia social capaz de aprimorar a política pública de alfabetização em redes municipais e já levou a parcerias em nove cidades brasileiras, colaborando técnica e financeiramente com o processo de alfabetização de mais de 90 mil crianças.

Modelo de atuação

O Instituto Raiar acredita na aproximação entre as instâncias governamentais e a sociedade civil para a causa da educação pública, visando, no futuro, contribuir com a redução da pobreza e da desigualdade. Nosso modelo de atuação está apoiado em três eixos:

Solução técnica

Sistema de Ensino Estruturado que alia pedagogia e gestão. É composto de programa de ensino, materiais didáticos, plano de curso e de aula, métodos de avaliação e recuperação e instrumentos de gerenciamento.

Modelagem de gestão

Estruturação do processo de gestão a partir de indicadores de aprendizagem. Cada etapa do programa segue um ciclo de planejamento, implantação e avaliação de resultados, execução de medidas corretivas para alcance de metas.

Mobilização social

Planejamento e execução de estratégias de comunicação e engajamento social, com o objetivo de envolver toda a comunidade escolar na construção e garantia de uma educação básica de qualidade.

DIREÇÃO E CONSELHO

Conselho e direção

O Conselho Consultivo e a Direção Executiva do Instituto Raiar são formados por especialistas de diversas áreas, que possuem sólida experiência nas áreas de aprendizagem, educação, gestão e finanças. Conheça:

Conselho Consultivo

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Márcia Leal

Fundadora do Instituto Raiar, é psicóloga com atuação em processos de aprendizagem organizacional e de liderança orientados por propósito. Foi, por mais de duas décadas, sócia e executiva do Grupo Hospitalar Santa Luzia/DF. Há 9 anos atua como investidora e empreendedora social com foco na promoção da alfabetização em escolas públicas, a partir de programas com impacto efetivo e mensurável. O case dessa iniciativa social (Projeto Acorde) foi selecionado pela PUCPR como boa prática brasileira de inovação social em projeto apoiado pela União Europeia/Programa Erasmus. 

Alceu Alves da Silva

Executivo sênior com ampla experiência em gestão estratégica e mais de quatro décadas ocupando cargos de direção em empresas pública, filantrópica e privada. Foi superintendente executivo do Hospital de Clínicas/POA. Possui vivência em gestão pública como chefe de gabinete e assessor especial do Ministério da Saúde. É conselheiro independente há mais de 10 anos, atuando em conselhos de administração há mais de 10 anos, atuando em conselhos de administração de grupos hospitalares. Atualmente, é vice-presidente da MV Sistemas e docente em cursos de graduação e pós-graduação.

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Fernando Coelho

Executivo sênior com 20 anos de experiência no mercado financeiro em instituições como ABN Amro, GPS Julius Baer, Credit Suisse e BTG Pactual atuando com alocação de capital. Atualmente é sócio responsável pela gestão patrimonial de grandes grupos econômicos, apoiando na gestão dos bens líquidos, investimentos diretos e legados familiares. Administrador de empresas pela FEA/USP, com especialização em Finanças, atua como Board advisor em fundos no Brasil e exterior e é grande entusiasta da edução como motor de transformação econômica-social.

Direção Executiva

Jaqueline Machado

Relações Públicas, pós-graduada em controladoria estratégica e mestre em administração (UFRGS), possui sólida experiência em gestão de implantação de programas com impacto social nas áreas de saúde pública e educação. Nos últimos dez anos foi responsável por coordenar o planejamento e a implantação de programas de abrangência nacional de organizações como: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e agências das Nações Unidas no Brasil como: UNODC, UNFPA e PNUD. Atualmente, é diretora-executiva do Instituto Raiar e tem se aprofundado em estudos a respeito de estratégias de mobilização e engajamento comunitário para transformação de realidade sociais.

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PARTICIPAÇÃO

Participação da sociedade civil na construção de políticas públicas

A educação básica de qualidade é um direito de todas as crianças – e garanti-la, um dever da sociedade. Para assegurar esse direito às crianças brasileiras, contribuindo com a promoção dos direitos fundamentais que lhes são garantidos em leis e convenções nacionais e internacionais, as comunidades precisam estar engajadas ao propósito da educação.

"A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."

Art. 205 da Constituição Federal

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Aluna de pré-escola Kiara Telles, da EMEI Vó Corina, de Canoas/RS

Com o apoio e o suporte da sociedade civil, é possível promover a construção e fortalecer o estabelecimento de políticas públicas para a alfabetização e a aprendizagem, garantindo a oportunidade de que cada criança possa transpor barreiras econômicas e sociais, transformando não somente o seu futuro, mas de toda a comunidade onde está inserida.

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