top of page

Uberlândia renova Pacto pela Alfabetização por mais quatro anos

Com Resultados Expressivos, Renovação do Pacto Busca Consolidar Política Pública de Alfabetização

Raquel Garcia, presidente do Instituto Projeto de Vida; Jaqueline Machado, Diretora Executiva do Instituto Raiar e Tânia Maria Toledo, Secretária Municipal de Educação

Uberlândia reafirmou seu compromisso com a educação de qualidade ao renovar, por mais quatro anos, o acordo de cooperação com o Instituto Raiar para a continuidade do Pacto pela Alfabetização no município. Desde sua implantação em 2022, o programa já alcançou resultados significativos, beneficiando 30.000 crianças em 57 escolas municipais.


Enquanto, no Brasil, apenas 56% das crianças alcançam a alfabetização na idade certa até o final do 2o ano do ensino fundamental, em Uberlândia esse índice chegou a 77% em 2024, tornando o município uma referência nesta pauta


Pacto pela Alfabetização


O Pacto pela Alfabetização é uma política pública colaborativa que visa assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, promovendo igualdade de oportunidades educacionais. Estruturado pelo Instituto Raiar, o programa se baseia nas melhores evidências científicas e práticas pedagógicas e de gestão para atender as necessidades das redes públicas de ensino.


Com uma abordagem integrada, o Pacto atua em quatro eixos principais:

  1. Estruturação do Ensino: com uma proposta pedagógica robusta, materiais pedagógicos e formação de professores.

  2. Gestão Pedagógica e Monitoramento: acompanhando os indicadores de adesão e aprendizagem para implementar ações corretivas rapidamente.

  3. Mobilização Social: envolvendo gestores, professores, famílias e a comunidade para garantir o engajamento coletivo.


Nos próximos quatro anos, o Instituto Raiar continuará fornecendo a proposta pedagógica, a formação continuada e as ferramentas de avaliação e monitoramento sem custos para a Prefeitura. Em contrapartida, o município será responsável pela impressão dos materiais. O programa também conta com o apoio do Instituto Projeto de Vida, que mobiliza a comunidade, e do Instituto Edube, que disponibiliza direitos de uso dos materiais pedagógicos.


Um Programa da Comunidade


O engajamento de diferentes setores foi essencial para o sucesso do Pacto. Para Jaqueline Machado, diretora executiva do Instituto Raiar:

"Vejo que, em Uberlândia, o Pacto pela Alfabetização ultrapassou a perspectiva de ser um programa da gestão e passa a ser da comunidade. Isso é fundamental para a sustentação de políticas públicas a longo prazo."

A secretária de Educação, Tânia Maria Toledo, também destacou o comprometimento dos educadores:

"Os professores abraçaram o Pacto desde o início. Renovamos o acordo porque entendemos que educação exige constância para consolidar processos e alcançar mudanças duradouras."

Um compromisso com a sustentabilidade da política pública


Com a renovação, Uberlândia reafirma seu papel como exemplo de como as parcerias colaborativas entre o poder público e a sociedade civil podem transformar a educação. O compromisso de promover a alfabetização na idade certa continuará impactando positivamente milhares de crianças, consolidando uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico e social.


A experiência de Uberlândia inspira outras cidades a adotarem políticas públicas eficazes, garantindo que cada criança tenha acesso a um futuro mais promissor.

Comments


bottom of page