top of page

Uberlândia lança Pacto pela Alfabetização

Parceria entre prefeitura, Instituto Projeto de Vida e Instituto Raiar visa conquistar a alfabetização e promover educação de qualidade para as crianças dos anos iniciais da rede pública



A prefeitura de Uberlândia assina, na segunda-feira (7), o acordo de cooperação para o início do Pacto pela Alfabetização. Com apoio do Instituto Projeto de Vida de Uberlândia, que financia o programa, e do Instituto Raiar, responsável pela gestão do programa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Pacto pela Alfabetização tem como principal objetivo alfabetizar as crianças até o 1º ano, a fim de contribuir para mudança do atual cenário em que mais da metade das crianças brasileiras chega ao final do 3º ano sem as habilidades mínimas de leitura, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).


Depois de 2 anos de pandemia, a situação em Uberlândia inspira cuidado e ação organizada: o diagnóstico realizado no município encomendado pelo Instituto Projeto de Vida com alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental revela que, depois de 2 anos fora da escola, 94% das crianças até o 5º ano não tem as habilidades mínimas esperadas de leitura. Uberlândia é um dos pouquíssimos municípios do Brasil a ter um diagnóstico real da situação da alfabetização de todas as crianças do Ensino Fundamental I e, principalmente, a ter um plano estruturado para promover a recuperação em 12 meses.


O Pacto pela Alfabetização irá beneficiar 20 mil crianças da rede municipal de Uberlândia. A metodologia implantada é a do Instituto Alfa e Beto, mesma utilizada em Sobral/CE, principal referência em educação pública de qualidade no Brasil.


Como vai funcionar


A iniciativa prevê a implantação colaborativa de uma política pública de alfabetização, a partir de um sistema de ensino estruturado com evidências científicas para a promoção da aprendizagem. O Programa de alfabetização será implementado de forma regular para os alunos no 1º ano e em modo intensivo para alunos de 2º ao 5º ano.


Com o Pacto, a rede municipal deve melhorar seus indicadores de alfabetização e como resultado as crianças têm a oportunidade de trilhar uma trajetória escolar satisfatória e conquistar um futuro melhor, o que contribui para o desenvolvimento social da comunidade.


O programa foi apresentado aos diretores de todas as escolas municipais de Uberlândia e teve 100% de adesão. Com esse engajamento a expectativa é transformar o cenário da educação e do desenvolvimento social em nossa cidade.


Sobre o Pacto pela Alfabetização


O Pacto pela Alfabetização atua para garantir o direito constitucional de cada criança à educação básica de qualidade. Utiliza uma metodologia baseada em evidências que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem sempre que necessário. O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos de gestão do ensino e aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.


Mais informações: pactopelaalfabetizacao.com.br



bottom of page