Para o raiar de um novo Brasil, é preciso cuidar das crianças!
12 de jan. de 2022
Esteio adere ao Pacto pela Alfabetização
Com apoio do Instituto Raiar, município estabelece compromisso de alfabetizar milhares de crianças no 1º ano
O município de Esteio, no Rio Grande do Sul, aderiu ao Pacto pela Alfabetização – o programa para aprendizagem infantil de iniciativa do Instituto Raiar. Além de alfabetizar as crianças no 1º ano, o programa também visa recuperar as lacunas de aprendizagem para alfabetização das crianças que estão no 2º ano e desenvolver os pré-requisitos de alfabetização entre as crianças que estão na pré-escola. Ao todo, mais de 3 mil crianças serão beneficiadas com a parceria.
Participaram do encontro para assinatura do termo de cooperação técnica na última sexta-feira (7), o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; a secretária de Educação municipal, Cláudia Ruschel; e a diretora-executiva do Instituto Raiar, Jaqueline Machado. Na ocasião, o prefeito destacou o impacto positivo que o Pacto deverá causar entre a comunidade em curto e longo prazos. "Não há como qualificar a educação sem melhorar aquilo que é base de toda caminhada escolar, a alfabetização. Buscamos na parceria com o Instituto Raiar, por meio do Pacto pela Alfabetização, um caminho para acelerar com qualidade este processo. Acreditamos fortemente que dentro de alguns meses começaremos a viver uma grande transformação, que trará resultados positivos visíveis já em seus primeiros anos, e consequências sociais marcantes por décadas", explicou Pascoal.
O Pacto pela Alfabetização, que acontece em outras cidades da região metropolitana, como Cachoeirinha, Sapucaia e Canoas, vem mostrando resultados significativos em nível de rede. "Os indicadores de alfabetização do Brasil são muito preocupantes. O Pacto pela Alfabetização é uma oportunidade real de avanço dos alunos em sua trajetória escolar, de mobilidade social das crianças mais pobres e de desenvolvimento das comunidades”, explica Jaqueline Machado, diretora-executiva do Raiar. "Melhorar os indicadores de alfabetização não é um desafio trivial, sobretudo em um contexto de pandemia. Como organização da sociedade civil, nos unimos à gestão municipal para garantir que cada criança tenha garantido o seu direito de aprender a ler e escrever na idade certa."
O acordo de cooperação com o município de Esteio terá duração de três anos.