Prefeitura de Cachoeirinha e Instituto Raiar lançam Pacto pela Alfabetização

Iniciativa visa promover educação pública de qualidade nos municípios, começando pela melhoria dos indicadores de alfabetização no 1º ano – etapa de ensino que foi ainda mais prejudicada pela pandemia

Representantes da prefeitura de Cachoerinha e do Instituto Raiar assinaram, nesta segunda-feira (08), o acordo de cooperação para o lançamento do programa Pacto pela Alfabetização. O programa, que tem como principal objetivo promover a alfabetização das crianças até o final do 1º ano, é financiado pelo Instituto Raiar – uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua de forma colaborativa com os municípios.


Agora, Cachoeirinha integra uma rede de transformação que começou em Viamão, em 2018, e também reúne a rede municipal de Sapucaia do Sul e de Canoas – todos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.


Como vai funcionar


A iniciativa prevê a implantação colaborativa de um sistema de ensino estruturado com evidências científicas para a promoção de aprendizagem dos alunos de Pré II ao 2º ano da rede municipal de Cachoeirinha – estes últimos passarão por um programa de recuperação, a fim de corrigir lacunas de aprendizagem do ano anterior.


O Raiar, que atuará junto ao município nos próximos três anos, prevê investimento filantrópico de 3,6 milhões de reais. Ao todo, o Pacto pela Alfabetização vai alcançar cerca de 4.500 crianças e 220 professores/ano da rede municipal de Cachoeirinha.

Assim, a rede deverá melhorar seus indicadores de alfabetização – um processo fundamental para promover educação de qualidade, sobretudo durante a pandemia, que tem afetado principalmente as crianças menores e mais vulneráveis.


Para o prefeito de Cachoerinha, Miki Breier, o Pacto pela Alfabetização vai qualificar a aprendizagem de todas as crianças da rede municipal. “A parceria com o Raiar vai colocar a alfabetização aqui em Cachoeirinha em outro patamar”, afirma Breier. “Estamos contentes e confiantes que superaremos todos os desafios para garantir que nossos alunos saiam do 1º ano lendo.”


A secretária de Educação do município, Rosinha Lippert, aponta que o Pacto traz ao município a expectativa de avançar na qualidade da educação. “Além de permitir o acesso e a permanência nas escolas, vamos promover o avanço efetivo dos indicadores de aprendizagem, principalmente na alfabetização, que é a base para as crianças”, diz.


Na ocasião, a diretora-executiva do Instituto Raiar, Jaqueline Machado, falou sobre as perspectivas de futuro que o Pacto pela Alfabetização propicia. “O Pacto pela Alfabetização é uma oportunidade real de avanço dos alunos em sua trajetória escolar, de mobilidade social das crianças mais pobres e de desenvolvimento da comunidade de Cachoeirinha em longo prazo”, diz. “Melhorar os indicadores de alfabetização não é um desafio trivial, sobretudo em um contexto de pandemia. Como organização da sociedade civil, nos unimos à gestão municipal de Cachoeirinha para alcançar os melhores resultados possíveis para as crianças.”


Sobre o Pacto pela Alfabetização


Em um país onde mais da metade das crianças chega ao final do 3º ano sem as habilidades esperadas de leitura (ANA-2016), o Pacto pela Alfabetização é uma iniciativa que visa promover a alfabetização das crianças no 1º ano do ensino fundamental, garantindo seu direito constitucional de acesso à educação básica de qualidade. O programa conta com o apoio técnico e financeiro do Instituto Raiar, que atua como parceiro das redes municipais.


O Pacto pela Alfabetização utiliza uma metodologia baseada em evidências, que permite acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, cada turma e cada escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem, sempre que necessário.


O programa ainda oferece apoio à prática pedagógica dos professores, por meio de capacitações; realiza modelagem de gestão, qualificando os processos da coordenação à execução da aprendizagem; e incentiva a atuação em rede, unindo pais, professores, gestores e demais membros da comunidade escolar pelo sonho da alfabetização.

630 visualizações

Posts recentes

Ver tudo