top of page

Instituto Alfa e Beto: parceiro do Raiar para melhorar a aprendizagem em redes de educação

Apesar das desigualdades no ensino brasileiro, uso de metodologias assertivas e gestão por indicadores pode qualificar a educação no país


A educação no Brasil é marcada por desigualdades, que têm em sua base uma crise no nível de aprendizagem dos estudantes. A Avaliação Nacional de Educação (ANA) evidenciou que apenas 45% das crianças do país estavam adequadamente alfabetizadas ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Trata-se de um dado alarmante, que compromete o processo de desenvolvimento da maioria das crianças. Como resultado, o país enfrenta altos índices de repetência e evasão escolar.


A oportunidade de acesso garantida a maioria das crianças do país precisa ser fortalecida do ponto de vista da qualidade do ensino, garantindo o domínio das habilidades de leitura, escrita e das operações básicas da matemática. Dessa forma, as crianças têm condições de avançar com sucesso em sua vida escolar.


A missão do Instituto Raiar é apoiar os municípios-parceiros nesse processo de qualificação da educação pública, oferecendo apoio financeiro e de gestão para a implantação de soluções técnicas que promovam a melhoria dos processos de ensino e a aprendizagem efetiva.


Na busca por soluções capazes de transformar a condição de alfabetização das crianças, a experiência de Sobral-CE, que tem um dos melhores indicadores de educação básica do país, foi uma referência para o Instituto Raiar.


Em Sobral, conhecemos o Instituto Alfa e Beto (IAB), uma organização sem fins econômicos, que tem como missão promover políticas e práticas de educação.

O IAB é única instituição brasileira com programas estruturados com base em evidências científicas e mais de uma década de experiência em sua implantação.


Além de ter sua metodologia de alfabetização implantada em Sobral, com excelentes resultados, o IAB desenvolveu um sistema de ensino estruturado para todas as séries do ensino fundamental, que está implantado em diversas redes municipais do país, dentre as quais destacam-se a de Teresina-PI, que foi a capital estadual com maior nota no Indicador de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais.


Metodologia de ensino estruturado desenvolvida pelo IAB alia melhores práticas de gestão à qualidade do ensino ofertado aos alunos


O Sistema de Ensino Estruturado desenvolvido pelo IAB alia práticas pedagógicas, com resultados comprovados de aprendizagem e processos de gestão, incluindo o desenvolvimento e fornecimento dos materiais necessários, capacitação de professores e equipes de gestão das escolas e das Secretarias, um sistema de gestão de indicadores para monitoramento e análise de resultados e assessoria técnica permanente para as redes de ensino.


Parceria para promover educação pública de qualidade


O Instituto Raiar é parceiro do IAB desde 2016. Desde então, tem tido excelentes resultados de aprendizagem nas escolas e redes municipais que apoia.


Com a implantação do ensino estruturado em Viamão-RS, o município foi a rede com mais de 25 mil habitantes que teve o maior crescimento do Estado nos anos iniciais entre 2017 e 2019, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado neste mês. Essa é a mais importante evidência do sucesso dessa parceria!


O Instituto Raiar tem orgulho de ser parceiro do IAB e do poder público na missão de oferecer oportunidades de desenvolvimento qualificadas para as crianças, especialmente para as mais vulneráveis. Com metodologias efetivas e engajamento de todos, podemos impulsionar o desenvolvimento de nossas crianças!

bottom of page