ALFABETIZAÇÃO COMO ETAPA FUNDAMENTAL PARA A TRAJETÓRIA ESCOLAR

A mais recente Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana-2016) indica que mais da metade das crianças brasileiras chegam ao final do 3º ano do ensino fundamental sem as habilidades esperadas de leitura. Quando isso acontece, sua trajetória escolar fica comprometida. Como resultado, tem-se altas taxas de reprovação, distorção idade-série, abandono e evasão escolar. 

 

A alfabetização é uma condição fundamental para o progresso das crianças em sua trajetória escolar e para seu desenvolvimento durante a vida. Por isso, precisamos do apoio de toda a sociedade nessa causa!

Evidências científicas

Quanto mais cedo uma criança aprende a ler, melhor ela lê e mais ela gosta de ler.

 

Há décadas, estudos longitudinais demonstram que crianças ensinadas a ler aos seis anos de idade leem com melhor fluência e compreensão do que crianças que foram ensinadas a ler aos sete ou oito anos. E mais: as crianças que aprendem a ler mais cedo têm maior probabilidade de desenvolver gosto pela leitura (Durkin, 1960).

  

A aquisição de habilidades de leitura e matemática na idade certa tem efeitos de longo prazo – e isso influencia sua condição futura.

 

Estudo nacional sobre o desenvolvimento infantil no Reino Unido demonstrou que crianças com os melhores desempenhos em leitura e matemática ais sete anos tinham melhores empregos, moradias e salários aos 42 anos, independentemente de outras variáveis (Universidade de Edimburgo, 1958).

 

A alfabetização baseada em evidências tem resultados efetivos sobre a vida das crianças e sobre os indicadores de aprendizagem.

 

A maioria dos países que melhoraram a alfabetização nas últimas décadas fundamentaram suas políticas públicas nas evidências mais atuais das ciências cognitivas, em especial da ciência cognitiva da leitura (Academia Brasileira De Ciências, 2011).

Na educação pública brasileira

A maioria das crianças não aprendem a ler no 1º ano

Começam a repetir a partir do 3º ano

Começam a evadir da escola a partir do 5º ano

55% das crianças brasileiras não tem as habilidades esperadas de leitura ao final do 3º ano. (ANA - 2016)

28% dos alunos que estão cursando o ensino fundamental estão atrasados mais de dois anos em sua trajetória escolar. (INEP - 2018)

39% dos adolescentes com 19 anos não concluíram o ensino médio e a maioria deles já está fora da escola.

(INEP - 2018)

Terminam o ensino médio sem as habilidades esperadas de leitura e matemática

De cada 10 estudantes que terminaram o ensino médio, 7 não sabem ler adequadamente e 9 não possuem o conhecimento esperado em matemática. (Anuário Brasileiro da Educação Básica - 2019)

Investimento em alfabetização x investimento em políticas reparatórias

As políticas públicas reparatórias são sempre muito mais dispendiosas do que as políticas de prevenção. O investimento em alfabetização é uma oportunidade real de mobilidade social para as crianças mais pobres e tem impacto direto nos indicadores de reprovação, evasão escolar e violência no país.

89% da 
população privada 
de liberdade não
tem educação 
básica completa. 


(Infopen - 2018)

GRAFICO.png